A Comissão de Relação com o Poder Judiciário (CRPJ) reuniu-se, em 26 de setembro, com o juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Dr. Ulysses Gonçalves, para discutir a situação da Comarca de Amarante. A pauta foi motivada pelo diálogo prévio entre o presidente da CRPJ, Thiago Brandim, e o magistrado titular da referida comarca, Dr. Ivanildo Ferreira.
Durante o encontro, a CRPJ apresentou os dados fornecidos pelo Dr. Ivanildo Ferreira, que destacou o elevado acervo processual da Comarca, atualmente com cerca de 11 mil processos em tramitação. O magistrado explicou que o número já reflete a redução de um esforço concentrado, uma vez que, ao assumir a unidade, o volume processual ultrapassava 13 mil ações. Além disso, ressaltou as dificuldades enfrentadas pela equipe de servidores mais antigos, que possuem limitações no uso de ferramentas digitais, o que demanda suporte adicional da Corregedoria por meio de secretaria e gabinete remotos. Ainda, foi solicitada a designação do Núcleo de Oficiais de Justiça da Corregedoria para auxiliar no cumprimento de aproximadamente 750 mandados pendentes.
Atento às demandas, o Dr. Ulysses Gonçalves comprometeu-se a agilizar os trâmites relacionados à implementação do gabinete e secretaria remota para a Comarca de Amarante. Também garantiu o envio da equipe do Núcleo de Apoio de Oficiais de Justiça da Corregedoria, com o objetivo de otimizar a tramitação processual e reduzir o tempo médio de pendência, o qual já apresentou melhoria significativa desde que o Dr. Ivanildo assumiu a Vara, com a redução de 53 dias no tempo médio de movimentação dos processos.
Após a reunião, o juiz auxiliar informou à CRPJ que o Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Olímpio Galvão, autorizou de imediato a implementação do gabinete e secretaria remota, com previsão de início das atividades no início de outubro.
Estiveram presentes na reunião os membros da CRPJ, Luiz Cordeiro, Maxwell Guimarães e Pablo Costa, além da advogada Glenda Soares.