O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, na terça-feira (08), a concessão do Título de Cidadão Honorário Piauiense ao padre Fábio de Melo. A sessão solene para a entrega da honraria será agendada pelo Cerimonial da Casa Legislativa, em data a ser definida em conjunto com o homenageado.
O deputado Marden Menezes (Progressistas), proponente da homenagem, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo padre Fábio de Melo nos últimos anos. “Nos anos de 2023 e 2024, o padre Fábio de Melo tem percorrido todo o Piauí, levando, além de sua musicalidade, uma palavra de evangelização, oração e orientação espiritual para nossa população, promovendo a paz, o bem e a harmonia nas nossas comunidades”, destacou o parlamentar.
Na mesma sessão, foram aprovados outros títulos de cidadania. O ministro do Superior Tribunal de Justiça Marco Aurélio Bellizze Oliveira, o advogado Diego Monteiro e a médica Ludhmila Abrahão Hajjar também receberão honrarias, por iniciativa dos deputados Henrique Pires, Severo Eulálio e Georgiano Neto, todos do MDB.
Além das concessões de títulos, o Plenário aprovou o Projeto de Resolução 5/24, de autoria do deputado Francisco Limma (PT), que institui a Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos no âmbito da Escola do Legislativo. O novo órgão será responsável por mediar e resolver conflitos internos, bem como questões coletivas relacionadas à assistência à comunidade.
Os parlamentares também aprovaram projeto de lei do deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), que reconhece as festas e quadrilhas juninas como manifestações culturais de relevância estadual. Ainda foram reconhecidas como de utilidade pública a Associação Freitense dos Autistas, a Associação de Desenvolvimento Comunitário Construindo Alianças e o Instituto Santa Maria.