A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Simone Pereira (MDB), convocou uma audiência pública para a próxima quarta-feira (12). O encontro, que ocorrerá no plenário deputado Waldemar Macêdo, tem como objetivo principal discutir a eficácia das medidas protetivas em face do crescente número de feminicídios no Piauí.
O relatório “Elas Vivem: Liberdade de Ser e Viver”, produzido pela Rede de Observatórios da Segurança, apontou que o Piauí teve o maior aumento em crimes de gênero no último ano, com um total de 202 ocorrências.
A deputada Simone Pereira enfatizou que, além de abordar os crimes contra as mulheres, a comissão busca coletar ideias e subsídios que possam acelerar e implementar soluções para que as medidas protetivas impostas pelo Judiciário sejam efetivas e realmente protejam as mulheres. “Convidamos, por exemplo, o secretário da Inteligência Artificial, pois acredito que a tecnologia pode ser uma aliada para facilitar o trabalho do Judiciário e da polícia na proteção dessas mulheres”, afirmou.
A lista de convidados para a audiência inclui o secretário de Segurança, Chico Lucas, a secretária da Mulher, Zenaide Lustosa, a defensora Pública Carla Yascar, a coordenação da Patrulha Maria da Penha, Tatiane Seixas do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Beatriz Sousa, presidente da Comissão da Mulher OAB Piauí, entre outros.