Na última quinta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Piauí concedeu títulos de cidadania piauiense a três indivíduos que contribuíram significativamente para o estado. Os homenageados foram Ana Luiza Masstalerz Pires Aragão, servidora do Ministério Público do Estado do Piauí; José Faustino Paiva, empresário gastronômico; e Francisco Weiker Torres Pinheiro, empresário e criador do projeto social “Juntos RH”.
O presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva (PT), destacou a importância de reconhecer aqueles que, mesmo não sendo naturais do Piauí, dedicam-se a melhorar o estado com suas ações. Segundo ele, esses indivíduos merecem ser considerados piauienses.
Ana Luiza Masstalerz, uma das homenageadas, compartilhou sua história de chegada ao Piauí, acompanhada de sua mãe e irmão. Ela relembrou os desafios enfrentados por sua mãe, uma mulher divorciada com dois filhos pequenos, e sua própria jornada desde estudante até se tornar uma servidora pública concursada.
José Faustino Paiva, por sua vez, expressou sua gratidão e amor pelo Piauí, afirmando se sentir honrado com o título de cidadão piauiense.
Francisco Weiker, em seu discurso, deu voz a Mauro, engenheiro civil, e André, universitário, ambos autistas e beneficiados pelo projeto “Juntos RH”. Mauro falou sobre os desafios do mercado de trabalho para pessoas com espectro autista e como agora está contribuindo para uma grande empresa.
Weiker concluiu seu discurso incentivando outros empresários a contratar pessoas autistas, afirmando que isso não só ajuda esses indivíduos, mas também renova vidas.