Em uma sessão plenária ocorrida nesta terça-feira (30), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou um projeto de reestruturação administrativa proposto pelo Governo do Estado. Além disso, foi concedida permissão para uma viagem do governador durante o mês de maio.
A reestruturação aprovada inclui a criação da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação. Também foram realizadas alterações nas atribuições relacionadas à mineração e energias renováveis, que foram transferidas da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Mineração e Energias Renováveis – agora renomeada para Secretaria de Integração e Desenvolvimento Regional – para a Secretaria de Planejamento e para a Investe Piauí.
O projeto, que contou com o parecer favorável do líder do Governo, Fábio Novo (PT), na Comissão de Administração Pública e Política Social (CAPPS), também prevê a transformação do Instituto de Águas e Esgoto em Instituto de Saneamento Básico. Segundo o Executivo, a reestruturação resultará na criação de apenas um novo cargo.
Quanto à viagem do governador, aprovada com relatório positivo de Francisco Limma (PT) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a comitiva do Governo do Estado participará de eventos sobre energias renováveis em Roterdã, nos Países Baixos, e promoverá as potencialidades do Piauí em Nova York, nos Estados Unidos, entre os dias 11 e 18 de maio.