Nota | Penal

Moraes ameaça prender Aldo Rebelo por desacato durante audiência no STF

Rebelo respondeu que a expressão “estar à disposição” não deveria ser interpretada literalmente, destacando nuances da língua portuguesa.

Foto: Reprodução.

Durante audiência realizada na última sexta-feira (23/05), no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes ameaçou prender o ex-ministro da Defesa e ex-deputado federal Aldo Rebelo por desacato. A situação ocorreu no âmbito da ação penal que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e integrantes do chamado núcleo 1.

Rebelo prestava depoimento como testemunha de defesa do ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos. Durante a oitiva, realizada por videoconferência, ele foi questionado sobre uma reunião em que Garnier teria se colocado à disposição de Bolsonaro após as eleições de 2022. Rebelo respondeu que a expressão “estar à disposição” não deveria ser interpretada literalmente, destacando nuances da língua portuguesa.

O ministro então interveio, perguntando se Rebelo estava presente na reunião. Diante da resposta negativa, Moraes afirmou: “Então o senhor não tem condições de avaliar o teor da língua portuguesa naquele caso. Atenha-se aos fatos”. Rebelo respondeu que não aceitaria censura, o que levou Moraes a adverti-lo: “Se o senhor não se comportar, vou lhe prender por desacato. Responda minha pergunta. Sim ou não?”.

Apesar do impasse, a audiência prosseguiu normalmente após o episódio.