A Escola Judiciária do Piauí (EJUD-PI) deu início, nesta segunda-feira (18/03), ao módulo local do Curso de Formação Inicial de Magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.
Durante a abertura do módulo local, o desembargador José James Gomes Pereira, diretor-geral da Escola Judiciária do Piauí em exercício, ressaltou a importância do curso obrigatório para todos os novos juízes. Ele destacou que, embora os aprovados para carreiras na magistratura tenham um bom conhecimento das leis, o curso visa trazer aspectos práticos da atividade judicante para complementar seus conhecimentos teóricos.
O curso foi concebido para proporcionar aos novos magistrados uma formação profissional sólida, visando garantir uma atuação mais segura ao longo de suas carreiras. Além disso, tem como objetivo promover o conhecimento da realidade jurisdicional do TJPI e seu contexto social, conscientizando os juízes sobre seu papel importante como agentes comprometidos com a prestação jurisdicional célere e efetiva.
Ao longo de quatro meses, os juízes recém-empossados no Tribunal de Justiça do Piauí discutirão os aspectos práticos de sua atividade, alternando com o exercício efetivo em unidades judiciárias.
Durante todo o dia de hoje, os novos magistrados participarão de aulas das disciplinas “Organização Judiciária do Piauí”, ministrada pelo instrutor e coordenador do curso, o juiz de direito Antônio Oliveira; e “Psicologia Judiciária”, ministrada pelo instrutor Antonio Roldão Castelo Branco Neto.
Até a próxima sexta-feira, a formação municipal será acompanhada pela analista judiciária da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados-ENFAM, Luciana Cardoso.