Nota | Internacional

Lenda do cinema francês no banco dos réus: Gérard Depardieu enfrenta julgamento por agressão sexual

Seu advogado classifica as acusações como falsas e garante que o ator comparecerá ao julgamento que tem previsão de durar 2 dias

Foto: Reprodução/ Anne-Christine Poujoulat/AFP/Arquivo

O ator francês Gérard Depardieu, uma figura icônica do cinema mundial, senta-se no banco dos réus nesta segunda-feira (24) para enfrentar acusações de agressão sexual contra duas mulheres em um set de filmagem. O julgamento, que coloca um dos maiores astros do cinema no centro de um debate acalorado sobre violência sexual na França, ganha contornos ainda mais dramáticos pelo fato de Depardieu ser a figura mais proeminente a ser julgada em meio ao movimento #MeToo no cinema francês.

As acusações em julgamento referem-se a incidentes ocorridos durante as filmagens de “Les Volets Verts”, em 2021. Segundo os promotores, Depardieu teria apalpado as vítimas, proferindo palavras obscenas e agindo de forma agressiva. Três testemunhas corroboram as acusações, que se somam a outras 20 denúncias semelhantes, embora a maioria tenha sido arquivada devido ao prazo de prescrição.

Apesar da gravidade das acusações, Depardieu nega veementemente qualquer irregularidade. Seu advogado, Jérémie Assous, classifica as acusações como “falsas” e garante que o ator comparecerá ao julgamento, que tem previsão de durar dois dias. A defesa das vítimas, por sua vez, destaca o medo que elas sentem de se apresentar contra Depardieu, dada sua posição de destaque no cinema.

O julgamento de Gérard Depardieu é um divisor de águas no debate sobre violência sexual no cinema francês e pode ter um impacto profundo na forma como a indústria cinematográfica lida com essas questões. O veredicto final terá repercussões não apenas para o ator, mas para todo o setor, enviando uma mensagem poderosa sobre a tolerância zero à agressão sexual.