A subdefensora pública geral do Estado do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, participou, nesta terça-feira (20/01), da Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário de 2026, realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), em Teresina.
A solenidade marcou oficialmente o início das atividades do Judiciário estadual em 2026 e reuniu desembargadores(as), magistrados(as), servidores(as) e diversas autoridades do sistema de Justiça. O evento simbolizou a retomada formal dos trabalhos jurisdicionais e administrativos do Poder Judiciário piauiense.
Durante o ato, o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, ressaltou o significado institucional da solenidade. “A abertura do Ano Judiciário representa um momento de reafirmação do nosso dever constitucional. Em 2026, seguiremos empenhados em fortalecer uma Justiça cada vez mais acessível, eficiente e próxima do cidadão, com foco na inovação, na transparência e na melhoria contínua da prestação jurisdicional”, destacou.
Ao se manifestar, a subdefensora pública geral do Piauí enfatizou a importância da atuação integrada das instituições e do olhar humanizado na prestação jurisdicional. Verônica Acioly afirmou que “renovam-se as esperanças dos defensores e defensoras de que a população mais vulnerabilizada do Estado tenha os seus direitos reconhecidos com a celeridade necessária, no âmbito de um processo legal que se legitima pelo respeito às Instituições que integram o sistema de Justiça e sem descurar da perspectiva humanista, que não é substituível, nem mesmo, pela ferramenta de tecnologia mais avançada.”










