Artigo | Geral

TJPI realiza pauta concentrada com o banco para agilizar soluções de conflitos

A desembargadora Lucicleide Belo, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJPI), destaca que as pautas concentradas são fundamentais para melhorar a eficiência do Judiciário.

Reprodução/TJPI.

Entre os dias (22/04) e (30/04), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) promoverá uma pauta concentrada voltada para a resolução de ações judiciais envolvendo o banco Bradesco. A iniciativa será realizada virtualmente pelo CEJUSC da Comarca de Parnaíba e, presencialmente, por meio do CEJUSC MÓVEL nas comarcas de Barras, Cocal, Porto, Esperantina e Piracuruca. A ação busca atender, de forma mais célere, demandas similares e de grande volume, promovendo acordos em processos repetitivos.

A desembargadora Lucicleide Belo, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJPI), destaca que as pautas concentradas são fundamentais para melhorar a eficiência do Judiciário. “Elas aumentam a produtividade institucional e reduzem o tempo de resposta à sociedade, além de incentivar práticas conciliatórias em consonância com a Resolução CNJ nº 125/2010”, afirmou. A proposta também reforça a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses.

Segundo a magistrada, iniciativas como essa contribuem para a desjudicialização e para o fortalecimento dos meios alternativos de resolução de conflitos. Além disso, têm impacto positivo no desempenho institucional, sendo consideradas em premiações como o “Conciliar é Legal” e o “Prêmio CNJ de Qualidade”, que reconhecem os tribunais mais engajados na promoção da conciliação e da mediação.

Fonte: TJPI.