A Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (SUGESQ) do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) promoveu, na quarta-feira (28/01), sessões de mindfulness voltadas a magistrados(as) e servidores(as), como parte da programação da campanha Janeiro Branco, dedicada à conscientização sobre saúde mental e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
A iniciativa teve como objetivo proporcionar momentos de relaxamento, autocuidado e bem-estar, por meio de práticas que estimulam a atenção plena ao momento presente, acolhendo pensamentos e sensações sem julgamentos. A atividade buscou contribuir para a redução do estresse e para a construção de uma rotina mais equilibrada no âmbito institucional.
De acordo com a psicóloga responsável, Janua Alencar, o mindfulness auxilia na diminuição do “piloto automático” e favorece uma vivência mais consciente do cotidiano. A técnica também contribui para a melhora da concentração, da memória e da qualidade do sono, além de atuar na prevenção de adoecimentos físicos e emocionais, sendo utilizada como prática complementar em diversas áreas da saúde.









