Artigo | Geral

TJPI promove ações do projeto Se Cuida com foco na saúde mental durante o Janeiro Branco

Segundo o superintendente de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida do TJPI (SUGESQ), Pedro Leopoldino, a iniciativa reforça a importância de tratar a saúde mental como prioridade institucional.

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) promoveu, na manhã desta quinta-feira (29/01), atividades do projeto Se Cuida, iniciativa inserida na programação do Janeiro Branco, com o objetivo de fortalecer ações voltadas ao cuidado emocional e à promoção da saúde mental no ambiente de trabalho do Judiciário piauiense.

A ação levou práticas de respiração e técnicas de descarregamento emocional diretamente aos setores do Tribunal, proporcionando a magistrados(as) e servidores(as) momentos de pausa, acolhimento e reconexão durante a rotina laboral. A proposta é estimular o autocuidado como estratégia de prevenção ao estresse e ao esgotamento emocional.

Segundo o superintendente de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida do TJPI (SUGESQ), Pedro Leopoldino, a iniciativa reforça a importância de tratar a saúde mental como prioridade institucional. Para ele, a presença das atividades nos próprios setores contribui para integrar o cuidado emocional ao cotidiano de trabalho, promovendo mais bem-estar e qualidade de vida.

O projeto Se Cuida é desenvolvido em parceria entre a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), reunindo professores e estudantes da área da saúde. As atividades são conduzidas de forma humanizada, respeitando os limites individuais e incentivando práticas contínuas de cuidado emocional.

REPRODUÇÃO/MPPI