Nota | Geral

TJPI intensifica conciliações com banco Bradesco em ações judiciais no interior

A iniciativa será conduzida virtualmente pelo CEJUSC da Comarca de Parnaíba e, presencialmente, pelo CEJUSC MÓVEL nas comarcas de Barras, Cocal, Porto, Esperantina e Piracuruca.

Reprodução.

Entre os dias (22/04) e (30/04), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) promoverá uma pauta concentrada de ações envolvendo o banco Bradesco, com o objetivo de fomentar a resolução consensual de conflitos. A iniciativa será conduzida virtualmente pelo CEJUSC da Comarca de Parnaíba e, presencialmente, pelo CEJUSC MÓVEL nas comarcas de Barras, Cocal, Porto, Esperantina e Piracuruca.

De acordo com a desembargadora Lucicleide Belo, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJPI), a ação visa otimizar a prestação jurisdicional e atender de forma mais célere demandas repetitivas, como as que envolvem instituições bancárias. A proposta se alinha à Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses, prevista na Resolução CNJ nº 125/2010, promovendo a mediação, a conciliação e a redução da judicialização excessiva.

O juiz-coordenador do NUPEMEC, Édson Alves da Silva, destacou que a iniciativa busca tornar a Justiça mais acessível e moderna, priorizando o diálogo e a pacificação social. Além de contribuir para o cumprimento de metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como a Meta 3, a ação fortalece o papel dos CEJUSCs como instrumentos eficazes na promoção de soluções ágeis e efetivas para a população.

Fonte: TJPI.