
O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) deu um passo decisivo para modernizar seus julgamentos com a nova fase do Plenário Virtual. A partir desta sexta-feira (04/04) até o dia (11/04), o sistema atualizado garantirá mais acessibilidade, previsibilidade e transparência aos processos do 2º Grau da Justiça piauiense. O objetivo é permitir que todas as partes tenham tempo suficiente para se manifestar e acompanhar os julgamentos de forma mais organizada e eficaz.
Com a publicação do Provimento nº 2/2025 e da Emenda Regimental nº 2/2025, o TJPI alinhou suas normas às diretrizes da Resolução CNJ nº 591/2024. A mudança estabelece a publicidade das decisões, garantindo que os cidadãos possam acessar as pautas e acompanhar a votação dos magistrados diretamente no site do Tribunal, na aba “Sessões de Julgamento”.
O coordenador do Plenário Virtual, desembargador Olímpio Galvão, destacou que a nova dinâmica assegura máxima eficiência e transparência no processo judicial. Além disso, os votos dos desembargadores serão divulgados à medida que forem apresentados, salvo em casos de sigilo, ampliando ainda mais o acesso à informação e a previsibilidade dos julgamentos.Segundo o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, essa modernização representa um marco para a Justiça do Piauí.