
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) realizou, nesta quarta-feira (02/04), uma solenidade para marcar a despedida do desembargador Antonio Soares, que se aposenta neste mês de abril. O evento contou com a presença do presidente da Corte, desembargador Aderson Nogueira, além de demais magistrados, servidores, amigos e familiares, que prestaram homenagens ao magistrado.
Durante a cerimônia, o presidente do TJPI destacou a trajetória do desembargador, ressaltando sua contribuição ao longo de quatro décadas de atuação na magistratura piauiense. Conforme enfatizou, Antonio Soares se destacou pelo alto nível técnico, postura íntegra e acessibilidade, sendo reconhecido por sua maestria e compromisso com a Justiça.

O desembargador João Gabriel Baptista, que presidiu a sessão, também enalteceu as qualidades do homenageado, mencionando sua competência, humildade e seriedade no exercício da magistratura. Segundo ele, o agora aposentado sempre demonstrou leveza e dedicação em todas as suas atribuições.
Ao fazer uso da palavra, Antonio Soares expressou gratidão pela trajetória no Judiciário piauiense. Ele lembrou que sua história no TJPI teve início há quase 40 anos e destacou o sentimento de honra ao encerrar essa etapa de sua carreira com reconhecimento e prestígio.
Natural de Amarante, Antonio Soares dos Santos formou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e especializou-se em Direito Penal e Processual. Ao longo de sua carreira, exerceu funções em diversas comarcas do estado, incluindo São Miguel do Tapuio, Elizeu Martins e Francinópolis, como juiz adjunto, além de atuar como titular em Luiz Correia, Castelo do Piauí, Altos e Teresina.
O magistrado também integrou a Corte Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e, mais recentemente, em fevereiro de 2025, assumiu o cargo de desembargador do TJPI.
A solenidade de despedida reforçou o reconhecimento do Tribunal e da comunidade jurídica pela significativa atuação de Antonio Soares. O magistrado se despede deixando um legado de dedicação à Justiça piauiense.
Fonte: TJPI.