Nota | Geral

TJPI fortalece rede de apoio a crianças e adolescentes em situação de violência

Segundo o desembargador Olímpio Galvão, supervisor da CEJIJ, a iniciativa integra o projeto “CEJIJ Presente”, que busca fortalecer as políticas de proteção à infância e evitar a revitimização de crianças e adolescentes.

Reprodução/TJPI.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), por meio da Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude (CEJIJ), encerrou na última quarta-feira (16/04) uma capacitação voltada ao depoimento especial e ao fluxo de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. A formação ocorreu no município de Barras, com apoio da Central Regional de Inquéritos II e da Escola Judiciária do Piauí (EJUD), e reuniu profissionais das áreas de assistência social, saúde, educação, além de conselheiros tutelares da região.

O curso, ministrado pela psicóloga Aline Abreu e pela assistente social Sâmia Cristina, ambas servidoras da CEJIJ, abordou tanto aspectos teóricos quanto práticos sobre o atendimento humanizado e legalmente orientado a vítimas infantojuvenis. Os participantes puderam acompanhar audiências reais como parte da formação, visando à qualificação para a condução dos chamados depoimentos especiais, conforme prevê a Lei da Escuta Protegida.

Segundo o desembargador Olímpio Galvão, supervisor da CEJIJ, a iniciativa integra o projeto “CEJIJ Presente”, que busca fortalecer as políticas de proteção à infância e evitar a revitimização de crianças e adolescentes. A ação também antecipa as atividades do mês de maio, dedicado à conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de menores.

Fonte: TJPI.