
O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), desembargador Aderson Nogueira, destacou, na última sexta-feira (04/04), a necessidade de substituir a cultura do litígio pelo diálogo durante a solenidade de encerramento do curso de Mediação e Conciliação Judicial, realizado pela Escola Judiciária do Piauí (EJUD/TJPI) na comarca de Floriano. O evento reuniu desembargadores, juízes, alunos e formadores, reafirmando o compromisso do Judiciário piauiense com a pacificação social e a valorização dos métodos autocompositivos.
Durante o evento, Aderson Nogueira relembrou seu vínculo com a comarca de Floriano, onde, como magistrado, foi responsável pela instalação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais. Em sua fala, enfatizou o impacto da formação na mudança do sistema judicial: “No Brasil, judicializa-se tudo: vida, liberdade, patrimônio. Precisamos mudar essa mentalidade, e a mediação é o caminho para isso.”
O diretor-geral da EJUD, desembargador Manoel Dourado, reforçou a relevância da formação continuada para magistrados, servidores e a sociedade, destacando que o curso não apenas qualifica, mas transforma seus participantes: “Quem faz esse curso se torna uma pessoa melhor.” A capacitação foi conduzida pelos instrutores Neilan Angela Celestino Argento, Anne Katharine de Araújo Costa Borges dos Santos, Joselândia de Sousa Santos e Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos.