Nota | Geral

TJPI e APL firmam parceria para fortalecer acesso à literatura no Piauí

O acordo prevê a criação de um espaço adequado para a instalação da nova biblioteca da APL, com apoio logístico e estrutural do Tribunal.

Foto: Reprodução.

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), desembargador Aderson Nogueira, recebeu na manhã da última quinta-feira (24/04) a presidente da Academia Piauiense de Letras (APL), Fides Angélica Ommati, além dos acadêmicos Elmar Carvalho e Plínio Macedo, para formalizar a assinatura de um convênio entre as instituições. O acordo prevê a criação de um espaço adequado para a instalação da nova biblioteca da APL, com apoio logístico e estrutural do Tribunal.

Durante o encontro, o desembargador destacou o compromisso do Poder Judiciário com a promoção da cultura e da educação. “Parcerias como essa fortalecem o legado histórico e literário do Piauí, além de oferecer suporte necessário para a preservação do acervo e acesso da população”, afirmou o presidente do TJPI. A nova biblioteca contará com espaço físico e mobiliário disponibilizados pelo Tribunal, atendendo a uma antiga necessidade da APL.

A presidente da Academia, Fides Angélica, celebrou a iniciativa e ressaltou o impacto da parceria para a democratização da leitura. “Um livro guardado sem acesso é como uma porta trancada para o saber. Queremos abrir caminhos e aproximar o conhecimento do público”, declarou. A expectativa é que o novo espaço contribua significativamente para a preservação e difusão da memória literária do Estado.