Com o objetivo de ampliar o diálogo entre o Judiciário e a sociedade, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) lançou o edital do II Prêmio TJPI de Comunicação – Edição 2026. A iniciativa, promovida pela Presidência do Tribunal por meio da Assessoria de Comunicação (ASCOM/TJPI), tem como tema “Justiça piauiense no enfrentamento à violência doméstica e às desigualdades raciais”, com ênfase na atuação institucional na proteção de mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência, considerando os recortes raciais.
As inscrições para participação no prêmio estarão abertas no período de 21 de janeiro a 18 de março de 2026 e devem ser realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico www.tjpi.jus.br/premiocomunicacao, onde também está disponível o edital completo.
O cronograma prevê a divulgação da lista de inscrições deferidas no dia 20 de março, seguida da fase de avaliação pela Comissão Julgadora, que ocorrerá entre 30 de março e 30 de abril. O resultado provisório será publicado em 5 de maio, e o resultado definitivo, juntamente com a solenidade de premiação, está previsto para acontecer entre 25 e 29 de maio de 2026.
Serão distribuídos R$ 60 mil em prêmios, contemplando as categorias de jornalismo escrito (impresso ou on-line), jornalismo de vídeo, jornalismo de áudio, fotojornalismo e a categoria acadêmica, voltada a estudantes de Comunicação Social e Jornalismo. A Comissão Avaliadora levará em consideração critérios como adequação ao tema, clareza da linguagem, estética, originalidade e relevância social dos trabalhos inscritos.









