Nota | Geral

TJPI destaca protagonismo feminino na Justiça Restaurativa em encontro nacional

A iniciativa reforçou a necessidade de ampliar a participação das mulheres dessa prática, reconhecendo suas contribuições para o sistema de justiça mais humano e eficiente.

Foto: Reprodução/ TJPI.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), por meio do Núcleo de Justiça Restaurativa (NUJUR) de Parnaíba e do Comitê Gestor da Justiça Restaurativa (COJUR), participou ativamente do 1º Encontro de Mulheres na Justiça Restaurativa, realizado em Brasília. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com diversos Tribunais de Justiça, reuniu especialistas e profissionais para debater o papel crucial das mulheres na construção e fortalecimento da Justiça Restaurativa no Brasil.

A Justiça Restaurativa, que busca a conscientização sobre as causas de conflitos e violência, e a solução de danos por meio do diálogo estruturado, teve seu protagonismo feminino destacado no encontro. A iniciativa reforçou a necessidade de ampliar a participação das mulheres nessa prática, reconhecendo suas contribuições para um sistema de justiça mais humano e eficiente.

Representando o NUJUR de Parnaíba e o COJUR, a facilitadora Leilliane Maria Linhares e a secretária-geral executiva Maria Lila Castro participaram ativamente das discussões e reflexões promovidas durante o evento. O magistrado e coordenador do NUJUR de Parnaíba, Georges Cobiniano, ressaltou o compromisso do TJPI com o desenvolvimento e a expansão da Justiça Restaurativa, destacando a importância do diálogo e da pacificação social por meio de métodos alternativos de resolução de conflitos.



Fonte: TJPI.