Na manhã desta sexta-feira (01/11), a Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI) lançou o projeto denominado “TJPI Descomplica”, com o objetivo de tornar mais acessíveis as informações jurídicas para a população. A iniciativa busca simplificar a comunicação do sistema Judiciário aos jurisdicionados por meio de vídeos didáticos. Durante o evento de lançamento, magistrados tiveram a oportunidade de conhecer e assistir aos recursos audiovisuais desenvolvidos para o projeto.
O corregedor-geral da Justiça piauiense, desembargador Olímpio José Passos Galvão, expressou satisfação ao apresentar o projeto, destacando sua intenção de aprimorar a comunicação entre o público interno do Judiciário local e a sociedade. O piloto do projeto terá início na Central de Processos Eletrônicos-CPE da Família, com a inserção de três modelos de mandados no PJe. Estes modelos possuem linguagem simples, destacando informações cruciais como contatos da Vara, dados do réu e do processo, utilizando ícones para facilitar a compreensão.
O projeto utiliza recursos tecnológicos, como o Visual Law, para tornar os documentos jurídicos mais fluidos e acessíveis. Estratégias didáticas foram desenvolvidas para esclarecer dúvidas e orientar o público, proporcionando comunicações mais claras e inclusivas.
O juiz Thiago Aleluia, da comarca de Luzilândia e idealizador do projeto, enfatizou que a iniciativa será uma valiosa aliada à transparência e à efetiva compreensão das ações pelos jurisdicionados. Ele ressaltou o compromisso de produzir materiais didáticos com linguagem simplificada e acessível a todos, proporcionando o acesso da população aos conhecimentos jurídicos.
Além de cumprir o dever do Judiciário de garantir o acesso às informações jurídicas e os benefícios à população, o juiz acredita que o projeto contribuirá para a celeridade e dinamicidade da Justiça piauiense.
Fonte: TJ-PI.