O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) promoverá, no período de 07 a 12 de dezembro, mais uma Semana Programada de Julgamento e Baixa Processual, com o propósito de atingir a meta estabelecida de 260 mil baixas processuais para o ano de 2023. A iniciativa integra a execução contínua da Agenda Estratégica do TJ-PI.
A secretária de Gestão Estratégica, Lara Bonfim, esclarece que o principal objetivo das Semanas Programadas de Julgamento e Baixa Processual consiste em efetuar a baixa do maior número possível de processos. Na ausência de processos aptos para a baixa, o foco se direciona para o julgamento dos processos relacionados às Metas Nacionais 1 e 2.
Lara Bonfim destaca a relevância da baixa processual, ressaltando seu impacto em diversos indicadores de produtividade e nos requisitos dos Prêmios ‘CNJ de Qualidade’ e ‘TJPI de Qualidade’. A secretária salienta que quanto mais unidades judiciais de primeiro e segundo grau atingirem um número de baixas superior ao de casos novos, melhor será a posição do TJPI nas premiações.
Atuação da Inteligência Artificial na Semana de Baixa Processual
A partir desta semana de baixa processual, a atuação dos servidores conta com a colaboração das inteligências artificiais “Júlia” e “Rick”, do TJ-PI e da Corregedoria Geral, respectivamente. Essas ferramentas são integradas ao trabalho realizado por diversas equipes estratégicas do Tribunal, as quais oferecem suporte a todas as unidades judiciais para alcançar a significativa marca de, no mínimo, 260 mil processos baixados até 18 de dezembro.
Meta Inicial Alcançada e Progresso Significativo
É relevante ressaltar que a meta inicial estabelecida para o ano, de baixar 235 mil processos, já foi alcançada. Em 17 de novembro, o número de baixas já atingia a marca de 240.952. Lara Bonfim destaca o êxito alcançado, superando a meta inicial e aproximando-se da nova meta de 260.000, atribuindo esse progresso ao dedicado trabalho de magistrados e servidores.
Fonte: TJ-PI.