A Escola Judiciária do Piauí (EJUD/TJPI) submeteu ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o Plano de Capacitação voltado para a Plataforma Digital do Poder Judiciário do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). Este plano, elaborado com base em uma pesquisa quanti-qualitativa do CNJ e em consultas realizadas com a Presidência do TJPI e a Corregedoria Geral da Justiça, define os objetivos e metas para a capacitação dos servidores.
O desembargador João Gabriel Furtado Baptista, diretor-geral da EJUD, destacou: “A partir das demandas identificadas em relação à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br), consultamos a Alta Administração do TJPI sobre as metas para os 1º e 2º graus de jurisdição. Desenvolvemos um calendário de capacitação que se estende de agosto de 2024 a dezembro de 2025. O objetivo é dotar o Poder Judiciário do Piauí com as competências necessárias não apenas para utilizar a Plataforma, mas também para colaborar e desenvolver soluções que beneficiem todo o Judiciário brasileiro.”
Além da apresentação ao CNJ, o plano foi também submetido à Presidência do TJPI e à Corregedoria Geral da Justiça, que emitiram recomendações para que servidores e magistrados participem das ações formativas previstas.
“O Plano de Capacitação foi desenvolvido em colaboração com a Presidência e a Corregedoria, com base nas demandas levantadas pela EJUD. Isso possibilitou um planejamento alinhado às reais necessidades do Poder Judiciário do Piauí. Conforme determinação da Presidência, a pedido da EJUD, o TJPI realizará uma pesquisa obrigatória com servidores e magistrados sobre a formação nas áreas de interesse da Plataforma Digital do Poder Judiciário. Esta pesquisa gerará um banco de dados valioso que auxiliará na construção de soluções tecnológicas para aprimorar a eficiência, celeridade, eficácia e segurança da Justiça, tanto no Piauí quanto em todo o Brasil,” concluiu o desembargador João Gabriel.
O desenvolvimento do Plano contou ainda com a colaboração do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD) do CNJ.