O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) promoveu, na manhã da última segunda-feira (11/12), evento em celebração ao Dia Internacional Contra a Corrupção, seguido da assinatura simbólica do 2° termo aditivo do acordo de cooperação técnica da Rede de Controle da Gestão Pública do Estado do Piauí.
O presidente da Corte de Contas Piauiense, conselheiro Kennedy Barros, expressou satisfação por sediar o evento, ressaltando a importância da colaboração entre diferentes órgãos para promover a transparência dos recursos públicos. Ele reforçou o compromisso do TCE em contribuir para uma sociedade justa, honesta e com serviços de qualidade para a população.
A Rede de Controle da Gestão Pública do Piauí, configurada como um espaço colegiado e permanente no âmbito estadual, composta por órgãos/instituições da administração pública, tem como objetivos fortalecer a articulação institucional, evitar sobreposições de atuação, compartilhar informações, estimular o controle social, aprimorar políticas públicas, aumentar a eficiência nas atividades e desenvolver mecanismos de monitoramento da corrupção no Estado.
Luís Emílio Xavier, coordenador executivo da Rede de Controle e secretário de representação do Tribunal de Contas da União (TCU) no Piauí, enfatizou que a renovação do termo de cooperação por mais cinco anos, até dezembro de 2028, representa um ganho significativo para a sociedade. Ele também anunciou a inclusão da Polícia Federal na Rede de Controle.
O TCE-PI, representado pelos auditores de controle externo João Luís Júnior e José Inaldo de Oliveira, integra a Rede de Controle. Além do TCE, participam da Rede diversos órgãos, como Advocacia Geral da União, Controladoria-Geral da União, Controladoria Geral do Estado, Tribunal de Justiça do Piauí, AUDSUS/PI, Ministério Público do Estado, Ministério Público de Contas do Piauí, Tribunal de Contas da União, Polícia Civil, Polícia Militar do Piauí, Polícia Rodoviária Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Corregedoria Geral de Justiça, Ministério Público Federal, Receita Federal e Polícia Federal.
Destaca-se ainda a participação do Coordenador da Força Tarefa Popular, advogado Arimatéia Dantas, que ressaltou a importância do controle social para o aprimoramento da gestão pública.
Fonte: TCE-PI.