A Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – SEMPLAN realizou, na manhã desta quinta-feira (29), a entrega de embalagens de alimentos para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMAM. Essa ação é resultado da campanha feita entre as duas secretarias do município, que busca arrecadar essas embalagens para que sejam usadas pelas equipes da SEMAM na produção de mudas de plantas no viveiro.
A campanha é organizada pela Agenda Teresina 2030 e pelo Viver+Teresina, ambos vinculados à SEMPLAN, e tem como objetivo sensibilizar os servidores da administração municipal a reutilizar tais embalagens para destinações sustentáveis.
“Nos próximos dias nós vamos usar todas essas embalagens para plantas mudas que depois serão distribuídas para a nossa cidade. Seja nas ruas, praças, parques, mas também para as pessoas plantarem nas suas próprias casas. Queria agradecer e reforçar mais uma vez a importância de continuar trazendo essas embalagens para que essa campanha seja permanente” explica, Kalil Luz, servidor da área ambiental.
As arrecadações ocorrem em três pontos: SEMPLAN, no prédio da Prefeitura; sede do Viver+Teresina, localizada no prédio administrativo do Parque Lagoas do Norte, zona norte; e ainda na sede da SEMAM, localizada no Parque da Cidade, bairro Primavera, zona norte. Podem ser doadas embalagens plásticas, secas e sem resíduos, como saco de arroz, feijão, massa de cuscuz ou milho de pipoca, por exemplo.
Arborização
Os planos municipais de Ação Climática e de Arborização apontam a necessidade de aumentar o nível de cobertura vegetal na cidade, especialmente nos locais apontados como ilhas de calor (locais com maior presença de concreto, asfalto e poucas árvores).
O Plano de Arborização estabelece a meta de plantio de 15 mil mudas para 2024 e um total 1.450.000 em 20 anos, entre mudas nativas, frutíferas e ornamentais.