Artigo | Geral

Subdefensora Verônica Acioly participa da capacitação “Feminicídio Zero” no MPPI

.

A subdefensora pública geral do Estado do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, participou, nesta segunda-feira (26/01), da capacitação “Feminicídio Zero”, promovida pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (CAOCRIM), em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

A capacitação foi voltada ao aprimoramento técnico e à articulação entre instituições que atuam na prevenção, investigação e responsabilização nos casos de feminicídio. A programação teve início com o painel “Os aspectos sociológicos dos eventos letais em termos de violência de gênero”, conduzido pela socióloga e professora doutora Rossana Maria Marinho Albuquerque, com mediação da promotora de Justiça e coordenadora do NUPEVID, Maria do Amparo de Souza Paz.

O evento contou ainda com o painel interinstitucional “Debates interinstitucionais sobre perícias em casos de feminicídio para a construção de um protocolo assertivo”, reunindo representantes de diferentes órgãos do sistema de justiça.

Ao comentar a iniciativa, a subdefensora pública geral, Verônica Acioly, afirmou que “os altos índices atestam que vivenciamos um estado equivalente a uma ‘guerra às mulheres’. Uma situação dessa natureza exige vontade política sincera de enfrentar o problema, refletida em investimento orçamentário, adequações nos procedimentos e estruturas dos órgãos que integram a rede de enfrentamento, além do comprometimento da sociedade civil”.

REPRODUÇÃO/MPPI