Equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) se reuniram na manhã desta terça-feira (27), no Centro de Formação Odilon Nunes (Cefor), na zona Norte de Teresina, para tratar sobre o Projeto Pré-Técnico IFPI. A ação é uma parceria da Semec com o Instituto, que oferta, desde o ano de 2021, aulas de reforço de português e matemática para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Teresina.
Segundo Geane Alves, gerente de Ensino Fundamental Anos Finais, o encontro teve como finalidade avaliar as ações que foram realizadas em 2023 e prospectar 2024. “Teremos um trabalho focado dentro das perspectivas do processo de ensino e aprendizagem. A Semec tem o IFPI como parceiro dentro da Rede, que fortalece o compromisso de atender melhor nossos estudantes”, diz a gerente.
O Projeto Pré Técnico IFPI tem como objetivo preparar gratuitamente estudantes das escolas municipais em situação de vulnerabilidade social para a realização do Exame Classificatório do IFPI. Destina-se a estudantes que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental e não estão cursando o Ensino Médio ou estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, prioritariamente, em escolas públicas ou filantrópicas que comprovem a matrícula regular ou a declaração de conclusão do Ensino Fundamental e boletim escolar.
De acordo com o professor Juaceli Júnior, coordenador do Projeto Pré-Técnico do IFPI, vários alunos que estão cursando o 9º ano têm acesso ao projeto e se preparam para o exame classificatório, que acontece no final do ano. “Essa parceria demonstra que a cada ano cresce o número de alunos aprovados. Em 2024 pretendemos alcançar 50% de aprovação”, conta o professor.
Para 2024, com a renovação da parceria, pretende-se realizar uma redistribuição de locais, distribuição de vagas com percentual para a comunidade, revisões mensais no próprio IFPI. De acordo com a coordenação, em março será lançado o edital de seleção para o preparatório.