Nesta semana, os superintendentes da Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizarão uma mobilização nas Escolas Municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Rede Municipal de Educação de Teresina, sobre as metas de ensino referentes ao Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Na oportunidade, será realizado o acompanhamento da participação dos profissionais nos cursos e a inserção das práticas de qualidade na plataforma do Selo.
A articuladora do Selo Unicef na educação municipal de Teresina, Letícia Campos, explica que a mobilização é uma iniciativa de fortalecimento das unidades de ensino na execução das iniciativas previstas pela metodologia do Selo Unicef. “A Semec destacou essa semana para mobilizar todas as escolas e CMEIs através da visita das superintendentes escolares que irão acompanhar o andamento das ações e apoiar as unidades de ensino que ainda não cumpriram as metas”, esclarece.
O Selo é iniciativa do Unicef e uma maneira de engajar os gestores na execução de políticas públicas, bem como estimular e reconhecer os avanços reais e positivos na promoção e garantia de direitos para os jovens. A medição do Selo acontecerá em junho deste ano. Para receber o certificado do Unicef, por meio dos Resultados Sistêmicos, é preciso cumprir as metas da entidade e dos indicadores sociais do município e não zerar nenhum dos itens.
Com Teresina inscrita no Selo Unicef na edição de 2021-2024, na área educativa, a Semec tem reforçado junto às unidades de ensino as estratégias de fortalecimento das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. As escolas e CMEIs estão empenhadas em alcançar bons resultados nesse sentido, mobilizando também as famílias e comunidade.
Para conquistar o Selo, estão sendo executados cursos da plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Unicef e a introdução de práticas da entidade com participação direta das unidades de ensino. Além disso, também são feitas iniciativas de forma intersetorial, como a Busca ativa escolar (BAE), Busca ativa vacinal (BAV) e o Plano Municipal para a Primeira Infância (PMPI).