Nota | Geral

Semec e UFPI realizam Programa EJA Integrada à Educação Profissional e Tecnológica na zona Rural

Representantes da Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação (Semec) estiveram na comunidade terapêutica Shallon, localizada na zona Rural de Teresina. Na oportunidade foi realizado o lançamento do Programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) Integrada à Educação Profissional e Tecnológica, uma parceria entre Semec e Universidade Federal do Piauí …

Foto reprodução: Prefeitura de Teresina

Representantes da Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação (Semec) estiveram na comunidade terapêutica Shallon, localizada na zona Rural de Teresina. Na oportunidade foi realizado o lançamento do Programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) Integrada à Educação Profissional e Tecnológica, uma parceria entre Semec e Universidade Federal do Piauí (UFPI), que visa garantir aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos do município, além da formação básica, cursos técnicos, assegurando capacitação.

Farão parte dessa etapa do projeto 80 alunos da EJA vinculados à Escola Municipal Dona Isabel Pereira, que fica localizada na zona rural de Teresina. A comunidade Terapêutica Shallom contará com os cursos de irrigação e agricultura familiar, ambos com duração de 160 horas. As aulas serão realizadas de forma integrada com o Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

De acordo com o coordenador da Educação de Jovens e Adultos da Semec, Francisco Rodrigues, a ação é de grande relevância para toda a comunidade, com um significativo muito positivo. “A realização desta atividade abre um caminho para atendimento de público novo na EJA. São justamente essas pessoas que estão nesses espaços e que precisam de incentivos”. A equipe gestora da comunidade Terapêutica Shallom agradeceu à Semec pela parceria, pois já almejavam esta conquista que agora se concretiza.

A parceria entre Semec e UFPI, por meio do Programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) Integrada à Educação Profissional e Tecnológica, iniciou em 2023, atendendo 270 alunos, de 9 escolas, com a oferta de 5 cursos profissionalizantes.