Proclamados na tarde desta quarta-feira (22/11), em cerimônia conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador José James Pereira, os nomes dos 30 estudantes eleitos para integrar o Programa Parlamento do Futuro. O evento, realizado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, contou com a presença de alunos, diretores de gerências de educação em representação à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), além de representantes da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e da Justiça Eleitoral do Piauí.
O desembargador José James Pereira destacou a relevância da iniciativa, comparando-a à Ágora da acrópole grega. Enfatizou que a política, em sua essência, é o movimento da cidade, e ressaltou a importância do exercício político para a condução dos diversos interesses, visando à produção da paz na sociedade. A solenidade contou com a presença de Viviane Faria, superintendente de ensino da Secretaria de Educação do Piauí, representando a Seduc.
O presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva, informou que cada estudante eleito terá um dos deputados estaduais como tutor. Destacou a disponibilidade de toda a estrutura de gabinete para que os alunos compreendam o funcionamento das comissões técnicas, onde são debatidos os projetos, e possam, posteriormente, apresentar e defender suas propostas em plenário, visando aprovação e sanção pelo governador.
Viviane Faria, superintendente da Seduc, celebrou a conquista da cota de 30% de participação feminina, ressaltando que nove das 43 alunas concorrentes foram eleitas. Ariolino Lima, estudante do Ceti Tertulino Milton Brandão, de Teresina, expressou sua expectativa e compromisso ao afirmar que levará para a vida toda a experiência única de ser deputado do Parlamento do Futuro, uma vez empossado.
O Parlamento do Futuro é um projeto do Poder Legislativo do Piauí que busca promover a cidadania e aproximar os jovens da importância da política e da democracia na sociedade. O projeto envolveu mais de 6.500 estudantes de 21 escolas públicas estaduais, distribuídas nas 21 Gerências Regionais de Educação, abrangendo os 12 territórios do Piauí. Os 30 eleitos, estudantes de 16 a 19 anos do ensino médio, assumirão seus mandatos de três dias no início de 2024.
Durante esse período, os deputados e deputadas do Parlamento do Futuro terão a oportunidade de conhecer o Legislativo do Piauí e participar das principais atividades parlamentares, como a eleição da Mesa Diretora, a constituição e discussão em comissões, a elaboração de projetos de lei e a votação em plenário. Adicionalmente, os parlamentares do futuro elaborarão um Projeto de Lei, a ser apresentado ao governador do Estado para apreciação e sanção. As ideias discutidas durante o projeto serão disponibilizadas para que os deputados regulares possam considerar a possibilidade de elaborar outros projetos de lei na Casa.
Fonte: Alepi.