O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, juntamente com a chefe de gabinete, Cláudia Seabra, e outros membros do Ministério Público piauiense estão participando do Encontro Nacional do Ministério Público do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública. O evento teve início na quarta-feira (29), em Brasília, e foi promovido pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Integram também a comitiva do MPPI as promotoras de Justiça Fabrícia Barbosa, Lenara Porto e Mirna Napoleão, que são coordenadora e integrantes do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), e os promotores de Justiça Liana Lages e Rômulo Cordão.
O encontro nacional destina-se a membros, servidores e estagiários do Ministério Público brasileiro, bem como a integrantes de outros órgãos dos Sistemas de Justiça e de Segurança Pública. A abertura oficial foi presidida pelo conselheiro Jaime Miranda, presidente da CSP/CNMP.
A programação abrange palestras ministradas por especialistas e autoridades reconhecidas, abordando temas como a interlocução entre a segurança pública e a jurisprudência, o empreendedorismo no sistema prisional, a gestão descentralizada do fundo rotativo, as facções criminosas, as câmeras corporais e o combate ao crime organizado, entre outros.
No segundo dia do evento, serão concedidos troféus e certificados aos autores das iniciativas aprovadas para integrar o Banco de Boas Práticas da CSP no biênio 2022/2023. O MPPI teve 11 práticas selecionadas.
O Banco de Boas Práticas tem como objetivo reconhecer a excelência das iniciativas destinadas a fortalecer a atuação do Ministério Público na segurança pública, no sistema prisional e no controle externo da atividade policial.
Fonte: MPPI.