As inscrições previstas para encerrar em 12 de janeiro para o I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário foram estendidas até 19 de janeiro. Os trabalhos veiculados de 8 de janeiro de 2023 a 8 de janeiro de 2024 são elegíveis para inscrição.
Os interessados podem consultar as regras do edital e acessar o formulário de inscrição, especialmente para o eixo temático STJ, disponíveis no site do prêmio.
O prêmio é uma iniciativa conjunta do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos tribunais superiores, celebrando os 35 anos da Constituição de 1988 e promovendo a reflexão sobre os direitos garantidos pela Carta Magna. A cerimônia de premiação está programada para abril de 2024, na sede do STJ.
Os participantes podem inscrever trabalhos em quatro categorias (texto, vídeo, áudio e foto) e em eixos temáticos relacionados aos cinco tribunais. O conteúdo não precisa abordar exclusivamente decisões judiciais, mas sim direitos previstos na Constituição dentro do escopo de atuação dos tribunais.
No eixo temático relacionado ao STJ (Eixo 3), são aceitos trabalhos que mencionem a atividade judicante e o papel constitucional do tribunal, abordando temas como a evolução dos direitos fundamentais no campo de atuação do STJ, decisões judiciais relacionadas à promoção da cidadania, direitos humanos e democracia, leis impactantes no cotidiano das pessoas, e o aperfeiçoamento da legislação e da prestação jurisdicional.
O prêmio conta com a participação do STF, STJ, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Superior Tribunal Militar (STM).
Fonte: STJ.