O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) lançará, na próxima quinta-feira, 5 de fevereiro, o Programa “Trânsito Seguro, Vidas Protegidas”, iniciativa voltada ao fortalecimento das políticas públicas de segurança viária e à redução dos índices de acidentes e mortes no trânsito no estado. O evento de lançamento será realizado a partir das 9h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), com a presença de autoridades e representantes de instituições parceiras.
O programa tem como base diagnóstico elaborado pelo TCE-PI em 2025, que apontou fragilidades na gestão do trânsito no estado, como o fato de apenas 5,4% dos municípios possuírem Plano de Mobilidade Urbana e somente 6,3% estarem integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O levantamento também identificou fatores comportamentais como a principal causa dos sinistros de trânsito no Piauí.
Diante desse cenário, a iniciativa do MPPI busca promover ações estratégicas de prevenção da violência no trânsito, com foco na redução da letalidade — especialmente entre motociclistas — e no estímulo a mudanças comportamentais e institucionais. O programa está estruturado em três eixos: Fiscalização e Cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Municipalização do Trânsito e Educação para o Trânsito, contando com a parceria do TCE-PI, SSP-PI, Secom, Detran-PI, APPM e Polícia Militar do Piauí.







