Artigo | Geral

Programa parlamento do futuro busca formar cidadãos e incentivar participação jovem na política

Realizou-se, nesta segunda feira (13/11), mais uma fase do programa Parlamento do Futuro, voltado à seleção de 30 jovens com idades entre 16 e 19 anos para participarem de uma imersão no Legislativo do Estado do Piauí. A 20ª Gerência Regional de Educação Governador Dirceu Mendes Arcoverde, situada na zona leste de Teresina, sediou o …

Foto reprodução: Alepi

Realizou-se, nesta segunda feira (13/11), mais uma fase do programa Parlamento do Futuro, voltado à seleção de 30 jovens com idades entre 16 e 19 anos para participarem de uma imersão no Legislativo do Estado do Piauí. A 20ª Gerência Regional de Educação Governador Dirceu Mendes Arcoverde, situada na zona leste de Teresina, sediou o evento, no qual técnicos da Justiça Eleitoral, colaboradores do projeto, proferiram palestras aos alunos que, em 21 de novembro, exercerão seu direito de voto para eleger os representantes.

O programa, executado pela Escola do Legislativo em parceria com a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), visa formar politicamente 6.500 estudantes das 1ª e 2ª séries do ensino médio da rede pública. Durante as palestras, os alunos tiveram a oportunidade de compreender o sistema eleitoral, o processo de eleições democráticas e seus impactos na sociedade.

O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), participou do evento, destacando a importância do projeto e ressaltando a colaboração da Secretaria de Educação. Ele enfatizou o apoio técnico e parlamentar que os estudantes receberão para transformar suas ideias em propostas legislativas.

O pleito conta com a participação de 81 alunos representando os 12 territórios do Piauí. Eles se filiaram a partidos, realizaram campanhas e terão seus nomes e fotos nas urnas distribuídas nas gerências regionais de Educação para a votação em 21 de novembro.

O presidente da Escola do Legislativo, deputado Francisco Limma, ressaltou a importância do Parlamento do Futuro para aproximar a Assembleia da sociedade e fortalecer a relação cidadã, especialmente com os jovens. O deputado enfatizou como a iniciativa amplia o conhecimento sobre atos de cidadania.

Durante as palestras de segunda-feira (13/11), técnicos do Tribunal Regional Eleitoral abordaram temas como processo eleitoral e segurança das urnas eletrônicas. O ciclo de palestras será concluído em 14 de novembro, na 19ª Gerência Regional de Educação, no bairro Morada Nova.

O diretor da Escola do Legislativo do Piauí, José Osmar Alves, informou que há 81 candidatos inscritos das 21 Gerências Regionais de Educação. Desses, 30 serão escolhidos por meio de eleição como parlamentares do futuro em 21 de novembro. Após o resultado, os jovens serão diplomados deputados estaduais pelo TRE-PI e empossados na Assembleia Legislativa, onde terão a oportunidade de vivenciar a jornada parlamentar por três dias.

Fonte: Alepi.