O Programa Escola em Tempo Integral, uma estratégia do Governo Federal com fomento financeiro e apoio técnico para viabilizar o alcance da meta 06 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), foi apresentado nesta terça-feira (05) no Centro de Formação Odilon Nunes (Cefor), zona Norte de Teresina. O evento foi direcionado para um grupo de 18 gestores das unidades de ensino de tempo integral da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
A finalidade do Programa é estimular a criação de matrículas na educação básica em tempo integral, considerando os estudantes em maior situação de vulnerabilidade social, na perspectiva da educação integral e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A jornada ampliada é caracterizada pelo aluno que passa 7 horas diárias dentro da escola e 35 horas semanais.
O recurso financeiro é repassado pelo Programa à Prefeitura Municipal de Teresina, sendo uma forma de impulsionar as matrículas, fortalecer a gestão da escola na melhoria da infraestrutura, de formação continuada, na aquisição de equipamentos.
A coordenadora das Escolas de Tempo Integral da Semec, Regina Amorim, ressaltou que “o programa impulsiona a criação de matrículas na Rede. Ela explicou que o recurso vem para ser desenvolvido durante 24 meses e havendo uma prestação de contas do uso desses recursos.” Após a apresentação de hoje, os gestores irão planejar com suas equipes nas escolas, as suas prioridades para utilização do recurso”.
Em uma próxima etapa será realizado um planejamento das propostas dos gestores, observando quais são as prioridades, suas viabilidades e a partir dessas informações haverá construção dos projetos e o processo licitatório para acontecer as ações estratégicas. O diretor da Escola Municipal Professora Alcides Lebre, professor Vanilson Brito, disse.
“O Programa veio somar com outras ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação. Tudo que vem para ajudar a construir o ensino de tempo integral é muito positivo”, concluiu.