A manhã desta quinta-feira, 14, foi de vistoria na CMEI Mahatma Gandhi e na Escola Municipal, Lindamir Lima, ambas localizadas no bairro Satélite, zona leste da capital. O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, secretários, técnicos, lideranças e diretores das escolas percorreram todos os ambientes das duas escolas, conferindo de perto desde a instalação das salas de aula, até a qualidade das refeições e toda infraestrutura das unidades escolares, que juntas, atendem cerca de 695 crianças, do Ensino Infantil ao 5º ano.
De acordo com Dr. Pessoa, a intenção das visitas é monitorar as melhorias implantadas e pontuar as principais demandas da comunidade para que o ensino público municipal siga sendo referência. “Sempre tive comigo que a educação é o caminho mais correto para formarmos cidadãos e nestas duas escolas vejo o quanto todos os funcionários, desde merendeiras, vigilantes e diretores tem se esforçado para manter a qualidade do ensino e assim beneficiando nossas crianças que são o futuro da nossa cidade”, frisou.
Na primeira escola, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mahatma Gandhi, a diretora Josefa Elvas destacou que todos os alunos recebem diariamente aulas, lanche e três vezes na semana atendimento especial. “Nossa escola leva ensino, lazer, atividades lúdicas e nas terças quartas e sextas oferecemos a acolhida que é uma espécie de terapia que proporciona espiritualidade, terapia e música para todas as 245 crianças”, destacou.
Perto dali, outra escola vistoriada foi a E.M. Lindamir Lima. Para o diretor, Alex Alves, os 450 alunos tem todo um acompanhamento multidisciplinar, que vai desde a chegada na escola até a evolução comportamental na sala de aula e em casa. “Nossa escola conta com uma equipe focada no desenvolvimento da criança, com a ajuda e determinação de toda a equipe conseguimos no decorrer do ano ter crianças mais esforçadas e empolgadas com a escola e com a comunidade”, ressaltou.
De acordo com Professor Reinaldo Ximenes, secretário Interino de Educação, as visitas servirão de monitoramento para que as escolas não percam o padrão de ensino. “Nesta manhã fizemos uma vistoria muito produtiva, em que vimos estruturas e equipes focadas com as crianças e com a população. Foi um momento importante para ouvir a comunidade e tomar futuras decisões para melhorar a vida da cidade e principalmente destas crianças”, disse o secretário.