Nota | Geral

Pioneira da defensoria pública, Maria Nice Leite de Miranda morre aos 95 anos  

Nascida em Cantagalo/RJ, Maria Nice iniciou sua carreira no Ministério Público estadual em 1958 e, anos depois, se juntou ao grupo pioneiro de defensores públicos do Estado.

Foto: Reprodução.

Maria Nice Leite de Miranda, primeira mulher a exercer o cargo de defensora pública no Brasil, faleceu neste ultimo domingo, (27/04), aos 95 anos. Ela estava internada no Copa Star, em Copacabana/RJ, desde o último dia (12/04). A causa da morte não foi divulgada. Seu falecimento representa a perda de uma figura emblemática na luta pelos direitos dos mais necessitados no Brasil.

Nascida em Cantagalo/RJ, Maria Nice iniciou sua carreira no Ministério Público estadual em 1958 e, anos depois, se juntou ao grupo pioneiro de defensores públicos do Estado. Em 1974, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de corregedora da Assistência Judiciária do antigo Estado do Rio de Janeiro, cargo que ocupou até 1975. A sua trajetória foi marcada por um compromisso inabalável com a Justiça, sendo reconhecida por sua atuação ao longo das décadas, com destaque para o Colar do Mérito Judiciário, concedido pelo TJ/RJ em 2007.

Aposentada aos 70 anos pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Maria Nice continuou a ser uma referência no campo jurídico. O velório foi realizado no Fórum de Cantagalo e o sepultamento ocorreu à tarde no cemitério local. Em nota, a Prefeitura de Cantagalo expressou seus sentimentos à família e amigos da falecida, destacando a importância do legado que ela deixa para as futuras gerações.