
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB Piauí) comemora, nesta sexta-feira (25/04), 93 anos de fundação. Criada em 1932 sob a liderança de João Osório Porfírio da Mota, a entidade é uma das mais antigas do país e consolidou-se como referência na defesa da democracia, das prerrogativas da advocacia e dos direitos fundamentais no estado. A celebração conta com o reconhecimento do Conselho Federal da OAB, que enalteceu a trajetória sólida e a contribuição histórica da seccional piauiense ao longo de quase um século.
Para o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, a OAB Piauí desempenha um papel exemplar dentro do Sistema OAB. “Nesses 93 anos, a seccional participou ativamente de lutas importantes no estado e no país, honrando a história da Ordem. Parabenizo toda a advocacia piauiense por essa contribuição admirável à cidadania e à democracia”, afirmou. Já o presidente da OAB Piauí, Raimundo Júnior, destacou que a instituição segue atuando com independência, coragem e legitimidade, mantendo-se como uma trincheira da cidadania no cenário político e social.
A atuação da seccional também ultrapassa os limites do Piauí, tendo revelado nomes de destaque no cenário nacional da advocacia, como o ex-vice-presidente da OAB Nacional, Wilson do Egito Coelho, e o ex-presidente Marcus Vinicius Furtado Coêlho, atual procurador constitucional e presidente da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal. Mesmo maranhense de nascimento, Marcus Vinicius consolidou sua trajetória jurídica no Piauí, reforçando o papel da seccional como celeiro de lideranças comprometidas com a advocacia e com o país.
Fonte: OAB.