
Nesta terça-feira (23/04), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), promoveu um café da manhã com profissionais da imprensa piauiense, na sede da instituição, em alusão ao Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril. O encontro também integrou a programação alusiva aos 93 anos da OAB, destacando os avanços obtidos na atual gestão e reforçando o interesse da entidade em estreitar os laços com a imprensa local.

Durante a abertura do evento, a presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão da OAB-PI, Liana Aragão, que também é jornalista e advogada, ressaltou o objetivo de consolidar uma relação institucional pautada no respeito e no diálogo entre as categorias:
“As portas da OAB estão abertas para a imprensa. A gente quer ter esse trabalho cada vez mais unido e parceiro com a imprensa piauiense, porque a gente entende essa importância de divulgar, de falar do nosso trabalho com liberdade e ética. Então a gente quer agradecer a presença de todos”, afirmou.

Em sua fala, o presidente da OAB-PI, Raimundo Júnior, resgatou o histórico da criação da Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão, destacando seu envolvimento direto como conselheiro federal no período de 2019 a 2021. Ele pontuou o papel da imprensa como pilar democrático e reforçou o compromisso da atual gestão com a transparência e a atuação pública da Ordem:
“Tínhamos uma dificuldade, como se a Ordem tivesse se afastado nos últimos anos das causas mais importantes da opinião pública. Nós reafirmamos nosso compromisso com a liberdade de expressão e com a participação ativa nos debates relevantes à advocacia e à sociedade”, declarou, ao mencionar audiências públicas recentes e pareceres técnicos elaborados pela entidade.

A diretora de prerrogativas da OAB-PI, Naiara Moraes, também destacou a importância de um relacionamento técnico e respeitoso entre as instituições. Ela explicou que a diretoria que ocupa atualmente foi recentemente criada e é responsável pela coordenação das ações da Procuradoria e da Comissão de Prerrogativas.
“A prerrogativa não é um privilégio, é um direito que nós temos como advogados a estar em posição de igualdade. Temos buscado atuar com critérios técnicos, com responsabilidade e com diálogo. Nossa expectativa é construir pontes com a imprensa, respeitando os limites e os direitos de cada categoria”, explicou.

O evento também teve caráter simbólico de confraternização e contou com a distribuição de brindes aos jornalistas presentes. A direção da OAB-PI destacou que pretende manter um canal aberto de comunicação com os profissionais da imprensa, estimulando a participação em pautas, ações temáticas e projetos institucionais.
