Nota | Geral

OAB-PI realiza audiência pública para debater igualdade racial

A Secretária Geral da OAB-PI, Noélia Sampaio, destacou a importância da entidade como espaço de acolhimento e diálogo para a sociedade, reforçando seu compromisso em reduzir desigualdades e combater discriminações.

Reprodução/OAB-PI.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), por meio da Comissão de Igualdade Racial, promoveu a audiência pública “Vozes Negras”, com o objetivo de discutir ações para o combate à discriminação racial e destacar a riqueza cultural da população negra. O evento reuniu estudantes, acadêmicos e lideranças do movimento negro e dos povos originários, abordando desafios enfrentados no estado e estratégias para enfrentar o racismo, especialmente em comunidades mais isoladas.

A Secretária Geral da OAB-PI, Noélia Sampaio, destacou a importância da entidade como espaço de acolhimento e diálogo para a sociedade, reforçando seu compromisso em reduzir desigualdades e combater discriminações. Já o presidente da Comissão Especial de Igualdade Racial, Saullo Lopes Amorim, ressaltou que a atual diretoria tem como prioridade ouvir os movimentos sociais e construir um plano de ação eficaz contra o racismo.

Durante o evento, a quilombola Milena Perreira chamou atenção para a dupla vulnerabilidade das mulheres em regiões semiáridas, que, além do racismo, enfrentam dificuldades no acesso à água potável. A Superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários do Piauí, Assunção Aguiar, reforçou a necessidade de maior representatividade da população negra em espaços de poder, destacando avanços dentro da própria OAB-PI.

O Cacique Henrique, representante das comunidades indígenas, cobrou maior reconhecimento da existência e dos direitos dos povos originários, denunciando as discriminações que sofrem no estado. Ao final, a OAB-PI reafirmou seu compromisso com a luta pela igualdade racial, promovendo ações para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Fonte: OAB-PI.