O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, no dia 19 de dezembro, o programa Celular Seguro, uma ferramenta que permite às vítimas de roubo, furto, perda ou extravio de aparelhos celulares solicitarem o bloqueio imediato dos dispositivos, das linhas telefônicas e dos aplicativos bancários. Em apenas uma semana, o programa já bloqueou 3.896 celulares em todo o país.
Segundo dados do ministério, até a tarde de terça-feira (26), o programa recebeu 1.658 alertas de usuários que tiveram seus celulares roubados, 1.154 de furtos, 801 de perdas e 283 de outros motivos. O maior número de alertas de bloqueio foi registrado em São Paulo (1.011), seguido pelo Rio de Janeiro (453), Pernambuco (286), Bahia (272) e Minas Gerais (259).
Para usar o programa, o usuário deve acessar o site celularseguro.mj.gov.br ou baixar o aplicativo Celular Seguro, disponível na plataforma gov.br. É necessário informar o CPF e os números das linhas telefônicas que deseja bloquear. O usuário também pode cadastrar pessoas de sua confiança para que possam solicitar o bloqueio em seu nome, caso necessário. O bloqueio é definitivo e, para reativar os acessos, o usuário deve entrar em contato com a operadora de telefonia e com os demais parceiros do projeto, como bancos e aplicativos.
Fonte: Agência Brasil.