O Núcleo de Apoio às Secretarias das Unidades Judiciárias do 1º Grau de Jurisdição (NASEC) encerrou o ano de 2023 com a movimentação de 149.738 (cento e quarenta e nove mil, setecentos e trinta e oito) processos, dos quais 9 mil foram movimentados somente no mês de dezembro. O relatório publicado destaca que, no período de junho a dezembro, foram baixados 17.798 (dezessete mil, setecentos e noventa e oito) processos em 41 unidades onde o Núcleo atuou.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio José Passos Galvão, destaca a significativa contribuição do NASEC para a celeridade e agilidade nas unidades de 1º Grau de jurisdição. Ele enfatiza que, durante o ano de 2023, o Judiciário piauiense conquistou o Selo Ouro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com resultados assertivos e eficientes proporcionados pelo trabalho coletivo do 1º e 2º Grau.
O NASEC, criado pela Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI), atua como aliado crucial para magistrados(as) e servidores(as) na execução das demandas presentes em secretaria. Durante o primeiro semestre de 2023, o Núcleo movimentou aproximadamente 88 mil processos, com notáveis baixas nos meses de outubro e novembro, totalizando 2.981 (dois mil, novecentos e oitenta e um) e 5.407 (cinco mil, quatrocentos e sete) ações baixadas, respectivamente.
Pedro Cazuza, gestor do NASEC, destaca os esforços contínuos da equipe em aprimorar os serviços mensalmente. Ele enfatiza o compromisso em oferecer apoio integral às unidades, visando uma Justiça mais rápida e dinâmica. Para o ano de 2024, a meta é manter a prestação de serviço de excelência, fortalecendo ainda mais o vínculo e a atuação com cada unidade que recebe o suporte do NASEC.
Fonte: TJ-PI.