O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) esteve representado pelas desembargadoras Fátima Leite e Lucicleide Pereira, pelas juízas Keylla Ranyere e Mariana Marinho, e pela analista Carolina Neiva na 3ª edição do evento “Mulheres na Justiça: novos rumos da Resolução CNJ n. 255”, realizado em Brasília. O encontro, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), teve como objetivo central discutir medidas para promover a igualdade de gênero no âmbito do Judiciário.
Realizado nos dias 12 e 13 de setembro, o evento foi aberto com um painel conduzido pela conselheira Renata Gil, presidente do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário. Durante sua apresentação, Renata destacou o papel central do Judiciário na mobilização pela equidade de gênero, além de enfatizar a importância de enfrentar o descontentamento com o atual panorama.
A desembargadora Salise Sanchonete, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), também participou como painelista. Em sua exposição, Salise alertou para o risco de retrocessos, observando que as estatísticas de pessoal no Judiciário indicam uma diminuição na entrada de mulheres nos tribunais. Ex-conselheira do CNJ (2021-2023), ela atuou em projetos voltados à regulamentação da paridade de gênero e à promoção de julgamentos com perspectiva de gênero.
O evento também incluiu debates sobre inteligência artificial e grupos minorizados, direitos humanos, mudanças climáticas e a divisão sexual do trabalho. Para o segundo dia, estavam programadas oficinas com foco nos temas abordados.