Nota | Geral

MPPI realiza audiência para analisar dificuldades enfrentadas por pacientes com osteomielite

MPPI realiza audiência para analisar dificuldades enfrentadas por pacientes com osteomielite

Foto reprodução: MPPI.

A 12ª Promotoria de Justiça de Teresina promoveu, na última terça-feira (14/11), uma audiência para abordar as complicações no atendimento enfrentadas por pacientes portadores de osteomielite crônica. O evento ocorreu na sede do Ministério Público Estadual, localizada na zona leste da capital, sob a condução do promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes.

O Ministério Público do Estado do Piauí tomou conhecimento das diversas adversidades enfrentadas por pacientes afetados por essa condição ao buscarem atendimento. Durante a audiência, foram relatadas as seguintes dificuldades: a inexistência de um serviço de referência na rede para pacientes com osteomielite crônica e prolongado tempo de espera nos estabelecimentos de saúde, como o Hospital de Urgências de Teresina (HUT), a Unidade Pronto Atendimento (UPA) e hospitais no interior, por meio de regulação.

O Promotor de Justiça solicitou aos representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e do HUT, presentes na audiência, a elaboração de um levantamento referente aos pacientes com osteomielite atendidos na capital. Uma nova audiência será agendada para dar continuidade ao diálogo, especialmente no que tange à criação de um fluxo eficiente de atendimento para os pacientes acometidos por essa condição.

O encontro contou com a participação da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA) e da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DRCAA) da Secretaria de Estado de Saúde (SESAPI), além de representantes do Hospital de Urgências de Teresina (HUT), do Hospital Getúlio Vargas e pacientes afetados por osteomielite.

Fonte: MPPI.