O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por intermédio de sua Assessoria de Planejamento e Gestão, em colaboração com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), deu início na data de segunda-feira, 06 de novembro, ao curso de capacitação em Business Intelligence (BI). As aulas estão programadas para ocorrer até o dia 20 de novembro.
O propósito deste curso é prover suporte aos membros e servidores do MPPI na elaboração de relatórios dinâmicos, comumente denominados como “dashboards,” utilizando a plataforma Power BI. Essa ferramenta é direcionada a profissionais que se envolvem com volumosos conjuntos de dados, seja na sua produção ou na sua utilização.
As instruções do curso estão sendo conduzidas nas instalações da sala de aula 02 do Ceaf, localizada na sede Leste do MPPI, em Teresina-PI.
Denise Aguiar, promotora de Justiça e assessora de Planejamento e Gestão do MPPI, afirmou: “Havia demandas das diversas unidades para a construção de Power B.I. Com isso, montamos esse curso para capacitar integrantes da nossa instituição. A ferramenta é importante pois, além de dar uma melhor visibilidade às informações, contribui para fundamentar a tomada de decisões, uma vez que os dados são apresentados de maneira mais clara e intuitiva.”
O curso faz parte do projeto intitulado “Desenvolvendo Inteligência de Negócios com Power B.I” e está sendo ministrado por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Piauí (Senac/PI). Como resultado, os participantes adquirirão competências para criar painéis de indicadores de desempenho, atendendo assim às requisições provenientes das unidades ministeriais por meio de soluções de inteligência de negócios.
Jassiara Sá, supervisora do Senac, enfatizou a utilidade do curso Power B.I, afirmando: “O curso Power B.I busca dar uma intuitividade maior aos dados que os gestores precisam para tomar decisões. No Senac, utilizamos a ferramenta com relação à evasão e à desistência escolar. Com base nessas informações, estruturamos ações para mitigar essa situação. No MPPI, o BI pode ser utilizado em cada setor para sintetizar informações, com o objetivo de que gestores possam agir conforme suas necessidades e tenham uma produtividade maior.”
O Curso Business Intelligence – Power BI possui uma carga horária total de 40 horas. Quatro turmas estão sendo disponibilizadas, com capacidade para 10 participantes em cada turno, seja no período da manhã ou da tarde. Para o corrente mês, foram abertas vagas para duas turmas, e está prevista a abertura de novas turmas em janeiro de 2024.
Fonte: MPPI.