Nota | Geral

MP-PI obtém condenações em mutirão do tribunal do Júri em Parnaíba

O Mutirão do Tribunal do Júri é uma iniciativa para dar celeridade ao julgamento de processos, garantindo que os réus respondam pelos seus atos conforme determina a lei.

Reprodução.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) obteve condenações em todas as ações penais durante o Mutirão do Tribunal do Júri realizado na Comarca de Parnaíba, entre os dias (31/03) e (04/04). O promotor de Justiça Silas Sereno Lopes, da 5ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, representou a acusação nos julgamentos. Dentre os casos, Ryan Victor de Sousa Barros foi condenado a 22 anos, 10 meses e 20 dias de prisão pelo homicídio qualificado de João Vitor Rodrigues Silva, ocorrido em 2021 por vingança devido a uma dívida.

Outras condenações incluem Carlos Fernando da Cruz Júnior, sentenciado a 13 anos e 9 meses de prisão pelo assassinato de Edilson Santos Silva em 2019, motivado por uma dívida de apenas R$ 5,00. Já Bernardo Soares Santos recebeu pena de 11 anos e 8 meses pelo homicídio qualificado de Aluísio Oliveira Alves. Em um caso distinto, Antônio Eliseu Sousa Pereira foi absolvido pelo júri após o MP-PI reconhecer que ele agiu em legítima defesa ao matar um homem que atacou sua mãe com golpes de foice.

As decisões reforçam a atuação do MP-PI na busca pela responsabilização de crimes contra a vida e no fortalecimento do sistema de justiça criminal. O Mutirão do Tribunal do Júri é uma iniciativa para dar celeridade ao julgamento de processos, garantindo que os réus respondam pelos seus atos conforme determina a lei.

Fonte: MPPI.