Aos 77 anos, faleceu nesta terça-feira (31/10) o ex-Procurador-Geral do Estado do Piauí, Abílio de Santana Ribeiro. Ele ocupou o cargo entre 1991 e 1994 e se aposentou voluntariamente em 2013, após 40 anos de serviço na Procuradoria Geral do Estado (PGE/PI). Sua atuação foi marcante na área jurídica da instituição, onde contribuiu para o seu crescimento e fortalecimento.
“Era um ser humano querido por todos e deixa um exemplo pela retidão, competência, dedicação e seu elevadíssimo espírito público.”
Destacou Pierot Júnior, atual Procurador-Geral, lembrando que ainda atou, lado a lado com ele, por quatro anos, antes da aposentadoria.
Abílio deixa a esposa Marta Chaves, analista técnica da PGE/PI, os filhos Claudia Virgínia, ex-Procuradora de Estado, e Abílio de Santana Ribeiro Júnior, assessor jurídico da PGE/PI, além de parentes e amigos. A PGE/PI manifestou pesar pela morte do ex-Procurador-Geral e prestou solidariedade aos familiares e amigos.
O velório será no espaço Nuvem da funerária Pax União, na avenida Miguel Rosa, a partir das 10 horas de hoje.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) também emitiram notas de condolências pela morte de Abílio de Santana Ribeiro, reconhecendo sua trajetória profissional e sua dedicação à advocacia pública.
“A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, lamenta profundamente o falecimento do Advogado Abílio Santana Ribeiro, que era Procurador do Estado do Piauí aposentado e foi Procurador Geral do Estado nos Governos Freitas Neto e Guilherme Melo.“
Neste momento de dor e resignação, a Seccional se solidariza com a família e amigos de Abílio Santana Ribeiro e expressa as mais profundas e sinceras condolências. Abílio Santana deixou os filhos Advogados Abílio Júnior e Cláudia Ribeiro.
Em decorrência do falecimento do Advogado Abílio Santana Ribeiro, a OAB Piauí decretou luto oficial de três dias.
OAB-PI.
“Ministério Público do Estado do Piauí expressa profundo pesar pelo falecimento do Procurador do Estado aposentado Abílio de Santana Ribeiro, irmão do Procurador de Justiça aposentado Alípio de Santana Ribeiro. Compartilhamos sentimentos de solidariedade com os familiares e amigos enlutados, e em especial com o estimado membro deste Parquet. Enviamos votos para que a fé, a união e o amor confortem seus corações.“
MPPI.
O Presidente de OAB Piauí, Advogado Celso Barros Coelho Neto, lamentou a morte e relembrou que o Advogado Abílio Santana Ribeiro era uma das maiores reservas morais do Piauí.
“Foi um abnegado Procurador do Estado. O Estado do Piauí deve muito ao Doutor Abílio. Tive a honra de ser seu contemporâneo na PGE e sempre nos ensinava notadamente sobre a legislação estadual da qual era exímio conhecedor! Um dia triste para a advocacia do Piauí”,
Celso Barros.