No intuito de discutir estratégias para a aposentadoria, o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) promoveu, na última sexta-feira (17/5), o seminário “Aposentadoria Saudável”. A Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep), com o suporte da Escola Judicial (Ejud-22), organizou o evento, que faz parte do Programa de Aposentadoria Saudável.
João Batista Nobre, secretário de Gestão de Pessoas do TRT-22, ressaltou que o Programa de Aposentadoria Saudável, em vigor há uma década, visa fornecer aos magistrados e servidores as orientações e estratégias necessárias para uma transição tranquila para a aposentadoria.
O seminário, inaugurado pelo desembargador-presidente do TRT-22, Marco Aurélio Lustosa Caminha, contou com duas conferências. A primeira, “As relações entre as gerações no terceiro milênio”, foi proferida por Edgar Mendy, diretor-executivo da Mendy de Baremaecker Consultoria. Mendy discutiu os desafios e oportunidades na comunicação entre diferentes gerações, enfatizando a necessidade de entendimento e cooperação mútuos.
Posteriormente, o geriatra Lucas Silveira Terto apresentou a palestra “Envelhecimento bem-sucedido”, onde destacou a importância do planejamento e da manutenção de um estilo de vida saudável para prevenir doenças após a aposentadoria. “O envelhecimento sustentável é baseado em uma boa saúde física, mental e emocional. Envelhecer é um privilégio, portanto, é essencial planejar o que fazer após a aposentadoria”, salientou o médico.
O seminário também contou com depoimentos da servidora Dulce Nunes e da juíza Regina Coelli Carvalho, representando os aposentados e os ativos, respectivamente. O evento foi encerrado com uma performance cômica do grupo “As Marias da Terra”, proporcionando momentos de descontração aos participantes.