Nota | Geral

Juíza destaca inclusão de pessoas com deficiência visual em roda de conversa no Piauí

O encontro, que teve como tema “Cidadania sem Barreiras Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual, Desafios e Perspectivas”, abordou a importância do acesso pleno ao processo eleitoral por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Foto: Reprodução/ TJPI.

A juíza Uismeire Coelho, titular do Juizado Especial de São Raimundo Nonato, participou, na última quarta-feira (23/04), de uma roda de conversa promovida pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (EJE/TRE-PI), na sede da Associação dos Cegos do Piauí (ACEPI). O encontro, que teve como tema Cidadania sem Barreiras Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual, Desafios e Perspectivas, abordou a importância do acesso pleno ao processo eleitoral por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Durante o evento, a magistrada compartilhou sua trajetória até a magistratura, ressaltando os desafios enfrentados por pessoas com deficiência. Uismeire Coelho, que possui visão monocular, destacou que não sofreu discriminação no Judiciário graças às condições especiais oferecidas de acordo com suas necessidades. “Desde que sejam dadas condições adequadas, todos são capazes de exercer plenamente seu trabalho”, afirmou.

A juíza também reforçou que o mesmo princípio deve ser aplicado ao processo eleitoral. Segundo ela, o Estado disponibiliza recursos de acessibilidade para garantir que todas as pessoas possam exercer seus direitos de forma autônoma. “O voto é um instrumento de cidadania e todos devem ter a possibilidade de votar e serem votados com independência e dignidade”, concluiu.

Fonte: TJPI.