
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, impôs uma multa de R$ 20 mil ao ex-assessor de Jair Bolsonaro, Filipe Martins, por descumprir a proibição de usar redes sociais. A punição foi motivada pela aparição de Martins em um vídeo publicado pelo seu advogado, Sebastião Coelho, no Instagram. Além da penalidade, o ministro exigiu que Martins preste esclarecimentos em até 24 horas, sob risco de prisão imediata.
A gravação, feita no fórum de Ponta Grossa/PR, mostra o advogado criticando a obrigação de Martins de se apresentar semanalmente à Justiça, enquanto o ex-assessor permanece em silêncio. Moraes considerou a postagem como uma violação das medidas cautelares impostas desde sua soltura, em agosto do ano passado, quando deixou a prisão após seis meses de detenção.
O cerco se fecha contra Martins e outros cinco investigados, acusados de integrar a trama para manter Bolsonaro no poder. Nos dias (22/04) e (23/04), a 1ª Turma do STF decidirá se eles se tornarão réus no caso. O julgamento pode consolidar uma nova etapa da ofensiva judicial contra os envolvidos na tentativa de golpe.